Home > Blog da Caipirinha

Historia da Caipirinha



Alguém curioso em saber a história da Caipirinha?

A cachaça, o “coração” da Caipirinha, é genuinamente nacional. Sua história remonta ao tempo da escravidão quando os escravos trabalhavam na produção do açúcar da cana de açúcar. O método já era conhecido e consistia em se moer a cana, ferver o caldo obtido e, em seguida deixá-lo esfriar em fôrmas, obtendo a rapadura, com a qual adoçavam as bebidas.
Ocorre que, por vezes, o caldo desandava e fermentava, dando origem a um produto que se denominava cagaça e era jogado fora, pois não prestava para adoçar. Alguns escravos tomavam esta beberagem e, com isso, trabalhavam mais entusiasmados

Mas com o passar dos tempos e o aprimoramento de sua produção, acabou atraindo novos consumidores de várias classes sociais e a ter importância econômica no cenário do Brasil colônia. Tal fato tornou-se uma ameaça aos interesses portugueses, pois a bagaceira bebida típica de Portugal e feitas a base das sobras da vinificação passou a ser menos consumida e importada na colônia, enquanto a cachaça saia das senzalas dos escravos e se introduzia não apenas nas casas dos senhores de engenho, mas também nas dos ricos portugueses que por aqui viviam.
Diante desta realidade, a venda da cachaça chegou a ser proibida na Bahia em 1635, sendo que em 1639 deu-se a primeira tentativa de impedir o seu fabrico no Brasil. Na época da transmigração da corte portuguesa em 1808 para o Rio de Janeiro, a cachaça já era considerada como um dos principais produtos da economia brasileira. Em 1819 já se podia dizer que a cachaça era a aguardente do país.

Mas quando é que nome de caipirinha teria sido usado pela primeira vez para rotular este cocktail?

Caipira era o termo usado pelos paulistas que designava o habitante do interior e que segundo o dicionário de vocábulos brasileiros de 1889 aparentemente teria originado do tupi, "Caipora" ou "Curupira". Caipora em uma tradução literal do tupi significa "habitante do mato". Curupira é um ente fantástico da mitologia popular brasileira, um demônio que vagueia errante pelo mato com os pés voltados para trás. A cachaça misturada a alho e limão macerados e adocicado com mel silvestre era tido popularmente como um santo remédio na cura de gripes e resfriados.

Talvez aqueles que abusavam deste santo remédio acabavam vendo, valorizados pela mitologia nacional "Curupirinhas" à sua volta, e tivesse surgido daí o nome da bebida “caipirinha”. A bebida passou de remédio para cocktail, quando se trocou o mel pelo açúcar, retirou-se o alho da mistura e manteve-se o limão macerado, a cachaça, além de acrescentar o gel a mistura.

Bebida de sabor ácido, aroma cítrico e paladar agradável dando água na boca, a Caipirinha entrou em 1997 para o seletíssimo grupo de cocktails da I.B.A - International Bartender’s Association, sendo assim divulgada para mais de 50 países e oferecida nos principais cardápios de bares e restaurantes mais famosos do planeta,preparadas pelos maiores mestres da arte da coquetelaria

Bebida versátil e dependendo da maneira como é preparada podendo ser consumida a toda hora, seja como APERITIVO (mais acida com maior quantidade de cachaça e limão e menos açúcar), REFRESCANTE (com menor volume de cachaça e maior de açúcar, limão e gelo) ou até mesmo como um ótimo DIGESTIVO (mais cachaça, açúcar e menos limão) está se tornando um hit entre todas as camadas sociais. Homens e mulheres,jovens e velhos, pois além da versão mais tradicional tem sido feita nas mais diversas variações de frutas tropicais ou exóticas, tendo como pano de fundo, milhões em investimentos para melhorias nos seus processos de fabricação industrial e embalagens modernas.Isto além de ser divulgada nos principais meios de comunicação como jornais, revistas, televisão, com campanhas publicitárias milionárias comandadas pelas maiores agências de publicidade brasileiras e por grandes nomes de nossa publicidade, atraindo a atenção de todo o mundo,. isto tudo sem jamais perder seu sotaque, simplicidade,alma e suas origens popularmente brasileiríssimas.

CAIPIRINHA...Ô COISA BOA!

Caipirinha é a bebida oficial da Copa!



Você sabia que a Caipirinha será a bebida oficial da Copa??
Caipirinha will be the official drink in the World Cup!

"A caipirinha está sendo lançada como a bebida oficial da Copa de 2014. A ideia é lançar a bebida como o “welcome drink”, ou drinque de entrada de boas-vindas para os turistas no país. “Em vez de brindar os hóspedes nos hotéis com champanhe, vamos receber com nossa caipirinha..... Espera que os 600 mil turistas aguardados na Copa se tornem os futuros “embaixadores” da bebida pelo mundo. Em convênio com o Senac, o Centro Brasileiro de Referência da Cachaça prepara projeto para introduzir a carta de caipirinha e de cachaça, a exemplo da carta de vinho, frente ao setor hoteleiro, bares e restaurantes das 12 cidades-sede da Copa do Mundo."

Fonte Portal 201

  • Páginas:
  • 1
  • 2